Personalidades
Rudi Schönwald

Era uma terça-feira primaveril, dia 13 de outubro de 1936, no então Beco das Fortuna, nascia o filho homem de Fritz e Helga Schönwald, Frederico Rodolfo Schönwald, o Rudi.

Irmão mais novo de Inha Schönwald, Rudi estudou no Colégio Rosário em Porto Alegre. Numa incrível coincidência, foi colega de aula de Moacyr Scliar o então sobrinho do ilustre morador da Cecília rural dos anos 40, o vizinho Henrique Scliar. Rudi conta que Moacyr uma vez o elogiou. "Pô Alemão, eu queria ter a tua coragem pressionar esses padres com as tuas perguntas." - Lembra Rudi, se referindo ao seu caráter contestador.

Conta com orgulho de ser de origem alemã, seu Bisavô foi morto na Revolta dos Muckers, conflito regional no século 18 em Sapiranga, no Rio Grande do Sul.

Rudi tem saudades do tempo de menino na "Chácara da Rosas", como era conhecida a empresa que seu pai Fritz e seu tio Kurt tinha no Beco das Fortuna, que passou a se chamar Beco dos Barulho e finalmente Avenida Plácido Mottin.

Tinha apenas 21 anos de idade quando teve que assumir a administração da Schönwald Floricultura e Fruticultura, seu pai então doente, não tinha condições de tocar o negócio da família, então Rudi procurou especialização. O sucesso não tardou, empresa cresceu, se modernizou, culminando com a exportação de rosas para Europa, num projeto ousado que ficou marcado na história do bairro.

Hoje Rudi leva uma vida tranqüila na sua querida Vila Cecília, bairro em que nasceu e vive até hoje ao lado sua eterna companheira Maria Helena, com quem é casado há 48 anos e tem três filhos: Suzana Schönwald (46 anos) - Médica neurologista, Ivelyze Schönwald (43 anos) - Técnica de encefalografia e Frederico Veiga Schönwald (33) anos - Funcionário público, pai de Kyara - 7 anos, única e mimada neta.

Com vitalidade de guri, aos 71 anos de idade, o empresário aposentado, Rudi cuida das suas flores apenas com hobby. Mora no lindo sítio cheio de recordações na parada 2 da Vila Cecília num pequeno pedaço remanescente da "Chácara da Rosas".

Frederico Rodolfo Schönwald (Rudi), faz parte do patrimônio histórico da formação do núcleo urbano da Grande Cecília.