Personalidades
Francisco Ricardo - Pardal

Francisco Ricardo mais conhecido como Pardal é mais um talento nascido em Viamão. Com 22 anos de carreira com carteira de músico, Pardal já compôs diversas músicas, já participou de diversos festivais e nunca saiu de “mãos abanando”. Ganhou prêmios como melhor arranjo, música entre outros. No III Festival de Música Viamonense de 1986, o segundo e o terceiro lugar coube a “Passageiro”, de Francisco Ricardo, o Pardal. E o troféu de melhor interprete também ficou com o músico.

Veja a seguir um trecho da música “O Passageiro”: “passageiro sou desse tempo que vai me deixar perto da certeza de ser livre para sonhar, de um caminho que semeando há de gerar e crescerá nos campos, na cidade, em todo canto, na paz dessa terra. O momento pra se encontrar” (refrão da canção). Sempre acompanhado de seu violão, canta canções de outros músicos de diversos estilos, mas se caracteriza mais pela música popular urbana. Segundo Pardal o seu objetivo além de cantar é também de proporcionar mais cultura, fazer com que a população participe mais seja abrindo espaço para as apresentações de músicos e também que as pessoas participem dos eventos, das músicas dando sugestões a até mesmo interagindo com quem está cantando, pois relembrar canções antigas é fazer com que a pessoa volte no tempo.

Pardal diz: “quando o público aparece, prestigia quem está cantando é um prazer muito grande, às vezes eles nem estão prestando a atenção, mas estão lá sentados nos ouvindo”. Pardal sempre faz participações em bares noturnos seja Pardal violão e voz ou Pardal e banda.